5G Latin America is part of the Informa Tech Division of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa

Entrevista com Gustavo Morais, Diretor Digital da Sky Brasil

Antes de sua discussão sobre 'Transformação digital para uma empresa de telecomunicações ágil' na 5G América Latina 2020, Gustavo Morais sentou-se com nossa equipe para discutir como é o futuro da empresa de telecomunicações na América Latina e como as empresas de telecomunicações hoje podem - e devem - transformar para garantir o sucesso.


Quais são algumas das forças mais transformadoras que afetam o mercado de telecomunicações atualmente?

FTTH é a mais evidente. A qualidade da internet quando a fibra chega diretamente no modem da casa do usuário é bem evidente. Chegando facilmente a mais de 300Mbps, com uma latência muito baixa a um preço competitivo.

A segunda é certamente o 5G. O leilão foi finalmente aprovado pela Anatel e deve ocorrer em breve. Se iniciará um processo de investimento pesado das grandes telcos nessa nova estrutura.

 

Qual é a chave para a transformação quando se trata de roteiros de implementação de tecnologia?

Não existe uma fórmula mágica nem um manual de instruções. Cada empresa precisa achar o melhor mix de boas práticas de tecnologia para sua empresa. O fator humano e cultural ainda parecer ser o maior desafio. Dito isso, arrisco dois passos básicos: 1- Utilizar metodologias ágeis de desenvolvimento, como SCRUM, e computação de nuvem me parecem ser um primeiro passo importante. Ganhamos flexibilidade e velocidade a um custo baixo. 2- Na sequência, utilizar IA e Advanced Analytics para alavancar os serviços da empresa através do uso de dados.

Você considera que a inteligência artificial e o aprendizado de máquinas têm potencial para revolucionar as operações de telecomunicações? 

Não tenho dúvida disso. E não apenas as operações de telecomunicação. A disrupção já está ocorrendo em praticamente todos os mercados. As empresa que não forem “data driven” e não utilizarem boas práticas de IA e AA para tomada de decisão ficarão muito para trás. 

 

Na sua opinião, como será a companhia telefônica de 2025? Que desafios e oportunidades você imagina que eles enfrentarão?

Muito CAPEX sendo investido na estrutura 5G. Haverá uma corrida para ver quem chega primeiro e com a melhor oferta. 5G também será um concorrente direto da fibra na banda larga. Muito mais simples de instalar, praticamente plug-and-play, simplifica muito o processo de on boarding de novos clientes. IOT também será um nicho importante do business com muito mais coisas se conectando diretamente na rede.

 

O que você mais espera da 5G América Latina 2020?

Entender melhor como a indústria está se preparando para o 5G. Quais as principais tendências e tecnologias? 

GUSTAVO MORAIS WILL BE SPEAKING ON ‘Digital transformation for an agile telco' AT 5G LATIN AMERICA 2020 (27-29 APRIL, BRAZIL).

Joining a speaker line-up made up of leading experts from operators such as Oi, Claro, TIM Brazil and BT, as well as key industry analysts and regulators, you can get your ticket to see Gustavo – and all 40 of our speakers – at the only event in Latin America dedicated to 5G by clicking below.